Lamentações de uma Carioca

Os paulistanos que me perdoem, mas eu preciso desabafar…

Antes de tudo, deixo claro que nada tenho contra São Paulo, tampouco contra os paulistanos, e absolutamente ninguém tem culpa da escolha que fiz de morar aqui, mas também não posso fingir que estou me sentindo no “País das Maravilhas”, como a Alice, da série da HBO.

A série conta a história de uma mulher chamada Alice, interpretada pela atriz Andreia Horta, de vinte e poucos anos, que veio de Palmas – Tocantins para São Paulo para ir ao funeral do pai, que cometeu suicídio. Na hora de voltar para casa, ela fica presa no engarrafamento (típico da cidade…) e perde o vôo. Várias coisas acontecem e ela acaba ficando em São Paulo, até não querer mais voltar para Palmas. Termina o noivado, faz novos amigos, novos amores, consegue um trabalho, ganha uma vida social ativa, vive as experiências mais loucas, das melhores às piores e sente-se viva como nunca. Ela se perde e se encontra na terra da garoa, e vai descobrindo que aqui é o seu verdadeiro país das maravilhas.

É uma série que foge do padrão, com uma fotografia que dá gosto de ver, várias atuações fantásticas (outras nem tanto), que fala de coragem, aborda temas polêmicos, e faz você pensar sobre a vida e sobre como reinventá-la. Alice terminou há poucas semanas, mas todos os capítulos (13 ao todo) estão disponíveis na internet.

Quanto a minha relação com São Paulo, o buraco é mais embaixo. Há quase seis meses venho tentando me adaptar, e não consigo. Quando entreguei o meu apartamento no Rio, saí da editora onde eu trabalhava, me separei dos amigos com quem eu tinha um convívio super agradável e fiquei ainda mais longe da família, que mora em Cabo Frio, na Região dos Lagos, o meu discurso era de que estou acostumada a ter uma vida de nômade, que sou extremamente adaptável e me sairia bem. Mas, não foi bem assim…

Eu jamais vivi longe do mar e não fazia idéia da falta que isso me faria, esse foi o tipo de coisa que eu não imaginei que chegaria a ser um problema, mas está sendo. Eu preciso estar em contato com o mar, preciso mergulhar regularmente, é um ritual pessoal de “lavagem de alma”, só o fato de ver o mar me acalma, me energiza, mas, tudo bem, eu estou sobrevivendo.

Busco alternativas, penso positivo, procuro outras formas de me energizar. Vou ao parque, mas está sempre tão lotado que perco o humor, tenho verdadeira fobia de lugares cheios. Tento ir à praia no fim de semana, mas só de pensar no tempo que ficarei presa no trânsito até chegar ao litoral, desanimo. E quando, apesar disso, consigo me animar, chove ou faz frio… como faz frio! Pois é, carioca não sabe o que é frio, de verdade.

Mas, o que é isso perto da falta de emprego, não é mesmo? Taí outra coisa inédita na minha vida: o ócio! Trabalhei por mais de 10 anos sem parar (pois é, tenho só 24, mas comecei cedo…), intercalando com os estudos, e depois com a faculdade, e agora não consigo um emprego. Tenho me apegado à leitura e à escrita para não perder o tino, afinal, não posso enferrujar.

São Paulo é a cidade das oportunidades, o mercado de trabalho está todo concentrado aqui, mas de que adianta? Num mundo onde as pessoas só conseguem uma oportunidade se tiverem “Q.I.” (Quem Indique), pouco valor – ou nenhum – tem o seu currículo, ou o seu talento. Conseguir um lugar ao sol é difícil em qualquer lugar, não é exclusividade de São Paulo, mas tenho a sensação de que aqui até o sol tem dificuldade de conseguir um espacinho.

Mesmo depois de tanto tempo vivendo aqui, ainda sinto os efeitos da poluição do ar na minha pele e na minha cabeça, que dói constantemente. E, definitivamente, não consigo achar normal sair de casa de carro e ficar mais de uma hora para conseguir dobrar a esquina, ou ainda, enfrentar uma fila de espera quilométrica para conseguir jantar.

Toda mudança é difícil, e o processo de adaptação costuma mesmo ser lento, a questão é que o estilo de vida daqui é absurdamente diferente do que eu tinha, e gostava. Claro que não existem apenas pontos negativos em viver na maior cidade do Brasil, há algumas coisas melhores que no Rio sim, mas, para mim, ainda não compensam. Pode ser que um dia eu passe a gostar de viver aqui, me esforço e torço para que isso aconteça, de verdade.

Pode ser que isso dure, pode ser que não, enquanto o futuro é incerto – e ele sempre será – eu vou tentando me enquadrar no estilo paulistano de ser, o que, vocês sabem, é uma tarefa árdua para uma carioca. Mas quem tem que se adaptar a São Paulo sou eu, e não São Paulo a mim.

Roberta Simoni

7 comentários sobre “Lamentações de uma Carioca

  1. Amigaaaaaaaaa!!!
    como pode uma pessoa tão tão tão inteligente e magnífica não ter um emprego em SP… eles não sabem o que estão perdendo..
    Dias melhores virão! Bjos no coração! Saudades.

    Curtir

  2. Lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…

    Tava babando seus textos, rs, maravilhosos, tb vindo d vc não poderia ser diferente…e olha, logo, logo vc consegue um emprego, és uma puta profissional, eles não sabem ainda o que estão perdendo…tenha fé, vc arrebenta, e ainda vai muito longe, pode ter certeza disso!!!

    Bj grande…sdds…fiquem com Deus…e não esqueça: Fé!

    Se cuida…bjs!!!

    Curtir

  3. estava lendo e me colocando em seu lugar.
    acho que eu também não me adaptaria, ainda mais uma pessoa assim do interior tipo eu. Ontem estive em Porto Alegre, já estranho aquele transito de lá, imagina em SP!!!!
    mas segue em frente, com coragem e com fé, que tudo vai dar certo.

    beijão e boa sexta!

    Curtir

  4. Betatinha,

    Primeiro…quero dizer que teu novo blog está lindo demais! Adorei!
    E quanto à adaptação em SP…lamento muito de ainda não ter rolado, mas espero que tudo se acerte em tua vida. O futuro será sempre incerto mesmo….mas vc pode ter certeza de uma coisa: de que a vida guardará sempre ótimas surpresas e realizações para o momento certo. É só saber esperar.
    Boa sorte em tudo, viu?
    Beijo!

    Curtir

  5. Oi Betaaaa…a Rê me falou desse seu texto e eu corri pra ler. Eu andava pensando seriamente em tentar dar uma decolada na minha vida profissional, justamente aí em Sampa, pois dizem que 90% das oportunidades na área de marketing estão aí…Mas, lendo seu desabafo, não sei não…eu, assim como você, amo o mar, o sol, o sorriso no rosto do carioca, independente de todas as mazelas de nossa bela cidade, a compania dos meus amigos queridos e da minha família…Então, me coloquei no seu lugar, me vi na sua situação e cheguei a uma conclusão:pra mim não vai dar…apesar de acreditar que a felicidade vem de dentro…
    Mas falando de você: Você é talentosa, forte, bonita por dentro e por fora, exitem várias pessoas que te amam e torcem por você e, portanto, vc vai vencer, alcançar todos os seus objetivos, ser feliz onde quer que esteja…Que Deus te abençoe abundantemente…
    Bju enorme…torcendo por vc sempre…

    Curtir

  6. Olá, Roberta.
    Obrigada pela visita ao meu blog. Tive uma ótima surpresa ao visitar o seu. É sempre bom encontrar blogs e sites de qualidade como este.
    A recíproca é verdadeira. Também colocarei o seu link na minha lista de blogs amigos.
    Quanto a São Paulo, eu acho que te entendo. Também sou carioca e sei como o mar faz bem. Mas nunca tive que abandonar a minha cidade.
    Desejo, sinceramente, que você se adapte.

    Abraços e força, mulher!

    Curtir

Deixe um comentário

