Pobre Deus…

“Seja o que Deus quiser. Foi da vontade de Deus. Deus vai mostrar o caminho. Deus sabe o que faz. Deus achou melhor assim. Só Deus sabe. Entrega nas mãos de Deus. Peça a Deus. Deus é fiel.”

Religião

Deus é fiel a quem, afinal? A mim? A você? Não deveria ser o contrário? Não caberia a nós essa fidelidade?

Eu sei que a maioria dessas frases saem naturalmente, a minha boca também não se safa delas sempre. É normal, virou costume. O problema não está em falar, está em acreditar que Deus é mesmo responsável por todas as mazelas do mundo.

E o que eu mais vejo é gente folgada se aproveitando da boa vontade de Deus, gente que age de acordo com essas frases prontas. Que entrega tudo nas mãos Dele, e fica de braços cruzados vendo o circo pegar fogo; que acha que não precisa fazer nada, pois Ele cuidará de tudo;  que acredita que as coisas só acontecem porque é da vontade Dele, jamais porque houve interferência nossa.

É bem mais fácil jogar todas as responsabilidades nas costas de Deus, isso livra muita gente de deveres, culpas e dores na coluna. Ora… se fosse assim, não teríamos o livre-arbítrio, seriamos apenas marionetes no palco da vida, dentro do grande teatro Planeta Terra. Da mesma forma que o homem não é o senhor absoluto do seu próprio destino, também não é uma marionete dos deuses…

“Deus, me dê isso, me dê aquilo, faça eu conseguir aquilo outro…”

Isso me lembra uma piada que eu adoro. Sou péssima contando piadas, eu sei, mas escrevendo ninguém percebe, então eu posso me atrever aqui:

Um pobre homem ia à igreja todos os dias e rezava diante da estátua de um grande santo, dizendo: “Querido santo, por favor, por favor, por favor… conceda-me a graça de ganhar na loteria.” Esse lamento se prolongou por meses. Por fim, irritada, a estátua ganha vida, baixa os olhos para o suplicante e diz, com uma repulsa cansada: “Meu filho, por favor, por favor, por favor… compre um bilhete!”

Não condeno a prece, muito pelo contrário, mas não acho que tudo depende de oração e fé. Acredito que colabore, mas que resolva…? E o nosso esforço pessoal, onde entra? Algumas coisas não estão ao nosso alcance e outras estão, só que é mais fácil pensar que está tudo nas mãos de Deus, daí empurramos tudo para Ele e lavamos as nossas mãos, e depois, quando a coisa não se realiza, foi simplesmente porque não foi da vontade Dele, e não o contrário.

Eu tenho dó de quem passa a vida na inércia acreditando piamente no que prega a sua crença, e de quem toma como verdade absoluta um conceito criado por si próprio, mas, acima de tudo, lamento por Deus. Esse ser tão grandioso e divino, do qual batizamos de Deus, que é idealizado como nossa “imagem e semelhança” (O que eu acho pouco provável. Imagino Deus como uma energia, como vida, ou algo extremamente maior e absolutamente diferente de nós), além de ter que ouvir tantos pedidos todo o tempo, ainda precisa filtrar as necessidades reais das lamúrias preguiçosas.

Que tal dar descruzar as mãos em oração e colocá-nas em ação? Aposto que “mãos na massa” agradam mais a Deus do que uma prece fervorosa. Além do mais, tenho certeza que Ele adoraria ter uma folguinha.

Roberta Simoni

6 comentários sobre “Pobre Deus…

  1. PERFEITO!
    tá ficando chata hein? rsrsrs

    Também acho que Deus é muita coisa pra ser tratado como um simples garçom, que fica a nossa mercê para servirmos o que desejarmos.

    Ele cuida, SIM
    Ele ampara, SIM
    Mas Deus não é bom, DEUS É JUSTO!

    Curtir

  2. Betatinha!

    Adorei do texto…
    È uma reflexão pura de vários questionamentos meus…

    Realmente Deus é mais que um simples “ajudador” de pessoas que o procuram em troca de algo, visando somente se beneficiar da “boa vontade” Dele….

    Deus é AMOR!
    Não é para ser visto apenas como uma “ferramenta” de alcance à coisas e causas impossíveis…
    Ele é MAIOR que tudo isso!

    Querida Maçã, continue sempre postando coisa belas com esta…
    Dá gosto de ler e se deliciar em suas ricas palavras!

    Grande beijo do sempre, Pastel! rs

    Curtir

  3. Vou te contar, a que mais me irrita é a arrogância da tal “Deus é fiel”! Me dá um ódio, uma vontade de perguntar: “Fiel a quem cara pálida? E por que?”
    Querida, ando tão atolada por aqui, morro de saudades dos nosso papos e venho bater ponto aqui no seu espaço todo santo dia, só não dá pra parar pra escrever, mas leio tudo! Adoro ler o que vc escreve!
    Ah, vc ficou um espetáculo, pra variar, no casamento da sua irmã!!! Ela também, super linda de noivinha!!!
    Saudade, saudade, saudade!!!

    Curtir

  4. posso escrever também ? rsrsr claro que posso, se é uma coisa que a R. S. é democratica.

    gostei do tu jeito de entender, sé isto já diz tudo e responde tudo:

    “Deus é fiel a quem, afinal? A mim? A você? Não deveria ser o contrário? Não caberia a nós essa fidelidade?

    sim, cabe a nós essa fidelidade. falaste tudo aqui. Essa fidelidade não é obrigada ( vc quer que seu amor, companheiro, esposo seja obrigado a ser fiel ? é a mesma coisa ) queremos fidelidade no corpo e no sentimento, geralmente os homens separam, o incrivel ‘que nõa deixam as mulheres separarem tambem, ate quando vai ou até quando nõa racha ? ou vai ou
    racha !!

    enfim, naõ se enfureçam com as frases feitas não. fazem parte. tipo , filho de peixe…, quem nao agradece o pouco o muito.. .

    vamos a elas:

    Seja o que Deus quiser.

    sim, sabendo que Ele proprio nos deu o livre arbitrio, nisto está a gloria do poder Dele. SEJA O QUE ELE QUISER, mas temos a liberdade pra tudo. se convem ou não é problema da crença , da moral, do carater, etc. de cada um.

    Foi da vontade de Deus.

    ai se fosse assim….Deus não quer, nem manda ninguem fazer o que traz voluntariamente desgraça ao proximo. Se não se quer saber o que é da vontade DEle no antes por que dizer que foi da vontade dele no depois das coisas ? geralmente das ruijs, confesse-se…

    Deus vai mostrar o caminho.

    de que adianta se o egoismo, a ganancia, o odio, leva o homem a cegueira ? porém s ehouver um pouquinho de humildade podem mesmo existirem varios caminhos…

    Deus sabe o que faz.

    sempre soube, Ele só não sabe um coisa : forçar o homem a ama-lo.

    Deus achou melhor assim.

    desculpa de quem encheu a cara e meteu o carro em cima de outros carros e matou gente e se matou….ou pior, matou e ficou vivo…

    Só Deus sabe.

    o amanhã ? sim, só Ele sabe. Mas vivamos hoje e sejamos gratos e por isto talvez mereceremos o amanhã….
    outras coisas nós sabemos, temos o poder da decisão. o maior poder que foi-nos dado.

    Entrega nas mãos de Deus.

    rsrsrsr, essa é boa…só as coisas ruins…rsrsrs , ninguem pense, o que podemos de nos mesmos fazer Ele nao fará…

    Peça a Deus.

    mas antes peça a seu pai, mãe, tios, ora, outros podem te ajudar e não existe sinal maioir de que há amor d e Deus quando os filhos agem como deuses..

    Deus é fiel.”

    nao sei por que a ofensa sobre esta linda frase. como disse a Rob Simo.
    cabe a nós esta fidelidade. não precisa ir longe e nem pensar muito, basta amar, respeitar, perdoar, pedir perdão, comfraternizar, solidariezar.rsrsrs e por ai vai….

    DEus nõa quer pessoas perfeitas, Ele só quer pessoas dispostas…só isto.

    Curtir

Deixe um comentário

