A essencial essência

Livros

Hoje, sem querer, acabei descobrindo um sebo no meu bairro. Eu tinha algo em torno de vinte centavos no bolso, mas não resisti e entrei na loja. Sabia que não podia comprar nada com aquela quantia, mas sebos me atraem como se tivéssemos um imã.

Como todo sebo que se preze, este era perfeitamente desorganizado e tinha cheiro de coisa antiga. O perfume mofado daquele ambiente me despertou – além de alguns espirros alérgicos – doces e antigas recordações, que de tão antigas estavam se tornando desconhecidas. Retornei às “dezenas” de casas que morei com minha família durante a minha infância, lembrei do meu pai em suas madrugadas insones, acompanhado de cigarros e livros, e da minha mãe quase me implorando para que eu fosse dormir enquanto eu lia revistinhas em quadrinhos madrugada adentro. E isso me fez lembrar que a insônia e eu somos companheiras de longas datas…

Lembrei que a minha mãe sempre me seduzia com alguns cruzeiros que eu gastava na banca mais próxima à loja onde ela trabalhava, comprando gibis que me entretinham a tarde inteira.  Lembrei que eu levei anos até deixar que ela doasse aquelas revistas empilhadas numa cesta que ocupou um espaço no canto do meu quarto durante tanto tempo. Lembrei das prateleiras abarrotadas de livros da casa dos meus pais, que só fizeram crescer ao longo desses anos, e me dei conta de que estou criando o mesmo hábito.

O cheiro de passado entranhado em cada livro daquele sebo era mais do que familiar, era aroma palpável que dizia muito sobre mim. Era parte essencial das lembranças que estavam esquecidas em alguma prateleira antiga.

Folheei revistas e livros antigos e mexi nos discos de vinil da mesma forma que saboreio um pedaço de chocolate. Era a nostalgia que estava me atraindo e me seduzindo, era o passado pedindo para não ser esquecido, era a saudade carente de uma infância feliz e era também uma parte da minha essência querendo ser lembrada através de objetos, cheiros e lembranças.

Talvez não sejam só os livros do sebo que me atraiam, mas o passado que eu revivo quando entro lá, que sempre me seduz para que eu não ouse esquecer do que é importante ser lembrado.

Preciso urgentemente que alguém impeça a digitalização dos livros, por favor! Não duvido de sua praticidade e eficácia, mas livros eletrônicos não têm cheiro de poesia, não têm rabiscos nas páginas, e nem páginas de papel têm. Menos ainda têm o charme, o porte e a elegância de um senhor livro. Eu não me importo de usar objetos ultrapassados, afinal, também estou ficando ultrapassada, e não venha me dizer que perdi todo o meu charme por conta disso… 😉

E você, no que é ultrapassado? Quais são os cheiros que te trazem lembranças? E sua essência? Também anda esquecida em algum canto cheio de mofo por aí?

Roberta Simoni

6 comentários sobre “A essencial essência

  1. lindo post Beta!
    num dia em que estou particularmente nostálgica depois de ler me peguei pensando nos cheiros da minha infância, especificamente no cheiro da casa do meu vô, e me deu uma baita saudade.

    beiju e bom findi!

    Curtir

  2. Pingback: tempestade « sobre as coisas

  3. Olá,
    Como voce gosto muito de sebo, quando era estudante e pobre procurava livros didáticos nos sebos e junto com eles sempre mais algum ia junto na compra. No centro da cidade do Rio de Janeiro existe uma infinidade de sebos que quando vou por lá sempre visito um ou dois e aí vem em minha mente um turbilhão de recordações e saudades.
    bjs.
    Léah

    Curtir

  4. Ai, Roberta, me apaixonei por seu post!
    Sou louca por sebos também, amo livros, amo ler, adoro manusear livros, admirá-los, tê-los na estante, meu sonho é ter um cômodo em casa para ter uma biblioteca…Tenho esperanças que os livros de papel não acabarão, nós, amantes do ‘cheiro de poesia’ não permitiremos…

    Quanto aos cheiros de minha lembrança, adoro o cheirinho de bebê, me lembra os meus filhos quando eram bebezinhos…hummm, que saudade…e é claro a comidinha da vovó…inesquecível…deu até água na boca, a comida da vovó será sempre melhor do que a de qualquer restaurante sofisticado…rsrsrsrs

    beijos

    Curtir

Deixe um comentário

