O copo hoje está meio vazio.

Copo

Eu acho tão, tão, tão, mas tãããão legal ver que uma pessoa é otimista 100% do tempo. Mesmo, de coração. Admiro de verdade. Mas, por favor, não espere que eu seja também, porque isso está muito além das minhas limitações humanas.

Ok. Admito. Não estou num dos meus melhores dias, muito menos no dia mais otimista, e quando estou nesses dias, preciso ser extremamente estrategista. Número 1: procuro estar em contato com o menor número de pessoas possível. Número 2: se me perguntarem se estou bem, eu minto e digo que sim. Número 3: se me conhecerem bem e souberem que estou mentindo, evito falar sobre o que me aflige. Número 4: quando não consigo evitar de falar sobre o assunto, ou, se preciso desabafar, escolho aquele amigo com a porcentagem mais razoável de otimismo.

Eu já caí na besteira de conversar com “otimistas extremistas” em dias assim, e já cheguei a seguinte conclusão: eles não respeitam a falta de fé referente a nada. Não importa sobre o que seja a sua percepção pessimista, é inaceitável. Independente de ser um raciocínio coerente ou só um desabafo, é inadmissível ter uma opinião negativa, mesmo se esta for totalmente realista.

Sim, dias melhores virão. Pode ser só uma fase mesmo. De tudo é possível tirar alguma coisa positiva, mesmo que seja um aprendizado. Acreditar, ter esperança e fé é essencial. Não há mal que dure para sempre. Mas também não existe felicidade eterna.

E é por não existir felicidade eterna e plena que todo mundo tem o direito de esbravejar de vez em quando, de ficar chateado e descrente, de perder as esperanças de vista em algum momento da vida. E isso também não é compreensível, e merece respeito?

Eu ando colecionando frustrações, mas não são delas que me refiro. Conquistas e frustrações pessoais fazem parte do processo na vida de qualquer pessoa. Hoje eu estou exaurida, como se pudesse sentir o peso do mundo nas minhas costas, depois de um dia inteiro de notícias ruins, de conclusões drásticas e de ser testemunha de desgraças alheias. Caramba, o que está havendo com o mundo?

 Ufa! Como pesa existir!!!

Em dias assim, frases prontas de otimismo não fazem efeito algum, por mais que eu tenha conhecimento da veracidade delas, me causam apenas uma reação: irritação. Por isso, as estratégias se fazem tão necessárias nessas horas.

É o melhor para todos, “cada um no seu quadrado”, sem interferir no pensamento positivo alheio, ou na falta dele. E eu sigo duvidando do otimismo e pessimismo enquanto estados permanentes de humor. Às vezes você está, às vezes, não está. Ser ou não ser pessimista ou otimista requer um equilíbrio que raríssimas pessoas são capazes de alcançar.

E não, eu não perdi as esperanças no melhor. E mesmo quando o mundo resolve cair de uma vez só na minha cabeça, eu não fico esperando pelo pior. Só me sinto no direito de, por alguns instantes, emburrar a cara para o otimismo. Mas não demora nada e a gente faz as pazes…

Um copo com água pela metade, para você, está meio cheio, ou meio vazio? Dependendo da sua resposta, você pode estar pessimista ou otimista. Pra mim, o copo hoje está pela metade – mais para vazio.

Mas estou com sede, e bebo tudo…

Pessimismo x Otimismo

Roberta Simoni

13 comentários sobre “O copo hoje está meio vazio.

  1. Olha moça, concordo em gênero, número e grau! Parece até que fui eu quem escreveu essas reflexões! Eu diria mais… me sinto indignada com a falta de capacidade de algumas pessoas de entenderem e respeitarem quando uma pessoa está em um dia em que sua percepção sobre as coisas, sobre o mundo, está mais realista, sem o glamour de quem vê brilho em tudo o tempo todo. Mas, o mundo não é só beleza e alegrias… e quando nos deparamos com a dureza dos fatos, nos entristecemos e revelamos esse estado de espírito, para algumas criaturas, nos tornamos o ser mais esquisito e repulsivo para se estar perto. Enfim, nada é para sempre, nem os estados de espírito, nem certas companhias!
    Beijos e felicidades!
    Luciana.

    Curtir

  2. Beta,

    Também ando me perguntando diariamente amiga: O que está havendo com o mundo???

    E não consigo achar ao menos a sombra da resposta…

    Bj enorme, e adorei mais uma vez seu texto, já se tornou meu vício diário!!

    Curtir

  3. A pior coisa, quando não estamos bons da cara, é um otimista incorrigível por perto. Evite-os. É o que eu faço. Tenho aprendido que a gente tem direito de achar tudo uma merda de vez em quando. E sem culpa.

    Curtir

  4. Como amo os seus textos! Ele me fez pensar sobre algo diferente do foco otimismo X pessimismo. A questão ‘cada um no seu quadrado’ e os otimistas me faz refletir sobre o papel do amigo na nossa vida. Tenho alguns amigos fidelíssimos, amados, queridos mas não somos daqueles que ficam grudados o tempo todo e compartilham de tudo sempre obrigatóriamente, entende? Acho que isso cansa, não pode ser uma obrigação. Não vou me meter, me intrometer se não sou convidada, se ele não precisa me ouvir. Sabe, acho que amigos de verdade sabem esperar quando o outro quer e precisa nos ouvir, principalmente porque ele sabe que seu amigo será rigorosamente sincero, e não otimista demais só para agradá-lo, pelo menos procuro agir dessa forma, e assim espero que meus amigos o façam. Cada um no seu quadrado, mas 100% verdadeiros quando requisitados.

    bjos

    Curtir

  5. Roberta, adorei espiar pelo sua janela!

    Concordo com você quanto à necessidade do otimismo em determinados momentos, mas temos todo o direito de por vezes sermos consumidos pela tristeza…só assim, ela pode chegar ao fim.

    Estarei por aqui, vou recomendar!

    Bjs

    Curtir

  6. Amei seu blog!
    Com certeza vou visitá-lo sempre que possível, pra ler mais sobre coisas desse mundo que tanto nos dá prazer x desgostos!
    Parabéns!
    Bejo*

    Curtir

  7. Oi Betatinha!!!

    Estou visitando sempre seu blog….afff!!! como sempre Ótimo!!!
    quanta inspiração….já faz parte dos meus favoritos…Sempre!!! desde de 2006…adoro ler seus blogs, fotologs….quanta coisa boa!!
    Parabéns menina!!
    sucesso na sua vida!!
    Beijos!

    Curtir

  8. Pingback: Das vantagens de não ter tempo « Janela de Cima

Deixe um comentário

