Na semana passada dei um pequeno depoimento para um documentário que fala sobre Inspiração. Falo tanto nela, mas nunca havia parado para pensar a respeito. De repente me vi falando: “Inspiração é tudo o que me move e movimenta a minha vida. Se não houver inspiração, não existe sentido. Inspiração, pra mim, é tudo.”
Desde então essa frase ficou ecoando na minha cabeça: “Inspiração, pra mim, é tudo.”… e não é que é mesmo?
O que me inspira? – perguntei e respondi ao mesmo tempo – Coisas simples me inspiram, não preciso de muito. Na verdade, acho que minhas fontes de inspiração vem de coisas que costumam passar batidas na vida de muita gente. Uma ligação inesperada me inspira; uma demonstração de afeto; receber e escrever uma carta de papel à moda antiga, com o cheiro da tinta da caneta me inspira. Lugares, cheiros, lembranças, pessoas… o que mais? … já sei! Comer um pedaço de chocolate no meio de uma dieta me inspira para o resto da semana…
A inspiração está diretamente vinculada a absolutamente tudo o que me dá prazer. Escrever e fotografar, por exemplo. Fico imaginando como seria interessante se outras coisas que preciso fazer constantemente me inspirassem: acordar, estudar, cozinhar, limpar a casa, e várias outras coisas que não consigo lembrar agora, mas, certamente a lista é grande…
Pensando a respeito, eu não sei o que seria da vida de qualquer um de nós sem inspiração. Independente do que nos inspire, seja inspiração visual ou sensorial, não dá para viver sem. Inspirar é mais do que “um método de introduzir o ar atmosférico nos pulmões por meio dos movimentos do tórax”… é fôlego de vida. É tudo o que causa entusiasmo, tudo aquilo que nos impulsiona para frente, que enche o nosso pulmão de ar e o espírito de ânimo, ainda que, às vezes, isso se resuma apenas num pequeno pedaço de chocolate.
Isso me fez lembrar de uma cirurgia de garganta que me submeti alguns anos atrás, que me obrigou a ficar tomando água apenas com aqueles “conta-gotas” durante, pelo menos, uma semana. Eu morria de sede. Lembro perfeitamente do dia em que consegui virar um copo inteiro de água garganta abaixo depois da cirurgia. Foi uma sensação indescritível. Cheguei a me emocionar ao sentir a água invadindo a minha boca feito uma onda e sendo engolida por minha garganta.
E o que isso tem a ver com inspiração? Tudo. Absolutamente tudo.
A inspiração provoca o mesmo tipo de sensação, que te invade, te eleva, te dá prazer e tira os seus pés do chão, ainda que isso pareça a coisa mais corriqueira do mundo para qualquer pessoa, menos para você. Só você sabe, sente e goza daquele prazer exclusivo.
Músicas, melodias, poesias, paladares, aromas, palavras, sentimentos, paisagens também provocam orgasmos. E eu ainda não conheço nada mais inspirador que isso…
E você? O que te inspira?
Roberta Simoni
Pois é minha amiga, tô botando a vida em dia (férias, iuuupi!), a leitura em dia e sempre me deparo com energia positiva por aqui … coisa boa!
Como anda a vida querida? Como andam as coisas?
Vamos marcar um bate papo qualquer dia desses pra botar os mil assuntos em dia?
Saudade enorme, saudade virtual com cara de real …
Volta logo pro Rio Roberta Simoni!
Bju
CurtirCurtir
Antigamente eu me inspirava em detalhes, de qualquer coisa. Hoje, nada.
CurtirCurtir
Esse assunto é delicioso!
Me inspiram coisas simples ou complexas, uma frase, um cheiro, uma imagem.
E lógico, me inspira também textos lindos como o que tu escreve!
beiju
CurtirCurtir
risos A rampa de Triagem me inspira!!
Beijos e saudades
CurtirCurtir
beijo na boca me inspira.
Ok. Ok. Eu assumo. Sou uma tarada mesmo. 🙂
bjinho nocê.
acho que vc é “praticamente” minha vizinha.
será?
here… brooklin city! rs
CurtirCurtir
Sentimentos sem dúvida…
principalmente os que me causam sofrimento!
concordo plenamente com o que vc escreveu lá no blog…
sobre auto-conhecimento, orbigada , viu?
retribuo o beijo na alma!
🙂
CurtirCurtir
Minina linda.. Realmente você agora me fez pensar.. E acho que realmente não sou deste mundo.. Porque as coisas na minha vida vem quase como que num suspiro que vai se materializando de acordo com as possibilidades que tenho.
Por exemplo, no meu blog, o último post é na verdade um tutorial de como aproveitei material usado pra contruir uma base pra notebook.
Acredite.. Foi vindo as idéias na mente e fui pegando as peças e ferramentas e fui fazendo. Sem qualquer planejamento.
Uhm!!! Falando nisso, agora eu pensei no sentido da palavra Inspiração e realmente foi o notebook que me inspirou (força de uma necessidade) a contruir o mesmo, mas pra postar como tuto, foi no ardar da carruagem.
Acho que tudo é uma questão do ponto de vista.. E melhor de tudo.. Você nos fez pensar no assunto..
Beijos pra ti.. fica com DEUS..
CurtirCurtir
Um belo filme, ma bela melodia musical, um bom livro, o mar da praia num lindo dia de sol, um homem bonito passando na rua(rsrsrsrs) e algumas lembranças…
CurtirCurtir
Acabamos, de certa forma, de falar disso agora há pouco. Inspiração, pra mim, varia do significado que dou as coisas. Acho que é isso.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa… você tá lendo uns textos empoeirados, hein? Espero que não tenha rinite. 🙂
CurtirCurtir
Pra te conhecer melhor, preciso saber da sua história. Saber o que te inspira. É uma boa forma de saber, sem perguntar rs
Fique tranquila, não tenho rinite e nem pretendo mexer nas suas prateleiras.
CurtirCurtir
Você já tá mexendo.
Mas a biblioteca é pública. Estamos aí pra isso. 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vou mexer nos livros, não nas prateleiras 😉
CurtirCurtir
E onde mesmo estão os livros…?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Depois de ler, feche os olhos e imagine :
Os livros, jovem senhoura, estão nas prateleiras sim, mas a prateleira ficará no lugar e os livros colocarei no meu colo pra ler debaixo de uma árvore qualquer numa dessas tardes vazias de outono.
😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Falei sobre fechar os olhos depois, né? A hora é agora : https://open.spotify.com/track/4QsnHKvJGVbWJs3Em9Mrcy
CurtirCurtir
Me lembra uma foto minha 😉
https://m.flickr.com/#/photos/robertasimoni/484094186/in/set-72157603874120763/
CurtirCurtir