Hoje eu acordei assim, meio Bossa Nova, sabe?

Música

Eu adoro ouvir a minha mãe cantarolando, não importa a canção, nem o tom. É a voz dela e o efeito que ela causa em mim.

Nessas manhãs em que eu acordo com receio de abrir os olhos e encarar as horas que se seguirão pelo resto do dia, ouví-la cantar tem sido como ouvir o assobio alegre dos pássaros na minha janela numa manhã ensolarada, ainda que a cortina esteja fechada e o quarto esteja escuro e melancólico, cheio de desânimo e preguiça, feixes de luz conseguem penetrar através da cortina, enquanto os pássaros saúdam o dia, fazendo o meu medo de despertar se dissipar no meio da melodia…

Nesses dias poucas coisas têm feito sentido, mas nenhuma delas têm pouco sentido. Meus sentidos estão todos apurados, os anseios tão inflamados e as feridas tão expostas que tentar camuflagem é puro desperdício de energia, e ludibriar a dor com palavras bonitas e consoladoras não tem nada de poético. Chega a ser patético.

E eu penso na menina de outrora e acho graça porque lembro que sempre fui mesmo muito melancólica, como as manhãs de agora.

Nessas manhãs eu acordo assim, meio “Bossa Nova”, sabe? Ouvindo Bebel Gilberto precisando dizer que te ama, vendo o barquinho do Bôscoli deslizando no azul do mar, a garota desfilando na praia de Ipanema do Tom e do Vinícius e fazendo coro com eles, cantando “chega de saudade”…

Contando vil metal como os nossos pais e os da Elis, lembrando de coisas nossas do Noel Rosa e das tardes bucólicas e preguiçosas em Itapuã com Toquinho e Vinícius… e aí dá vontade de pegar aquela velha viola e tocar Bossa Nova, com o perdão dos desafinados de Tom e João Gilberto, para acompanhar as cantorias na voz doce da minha mãe.

Isso, é claro, se eu soubesse tocar violão…

8 comentários sobre “Hoje eu acordei assim, meio Bossa Nova, sabe?

  1. Sabe, quando eu fui pra casa da minha mãe perto da época de ter o Bê (passei lá um mês inteiro antes de “parir” e mais dois meses depois), me senti meio assim.
    Era uma sensação boa de tomar café cedinho com a minha mãe e o meu pai (cedinho mesmo, eles costumam de levantar às 5 e pouco, e tomar café lá pelas 6). Eu levantava só pra isso, tomava café e voltava a dormir.
    Tão bom. Felicidade sabe, paz.
    Aproveita bastante essa paz minha linda pra reconstruir, não, melhor, renovar a vida.

    Curtir

  2. Queridona, nada como a janela de dentro pra gente pular lá pra cima de novo. E com rumo, o que é mais importante. Sabe, às vezes tenho a sensação que não somos nós que fazemos algumas escolhas. Por falta de tempo – pela pressão, pelo medo do futuro… acabamos por escolher o que parece mais acertado sempre, sem nos darmos a chance de pensar as coisas como devem ser pensadas. Queremos tudo pra ontem.
    A bossa nova me parece uma excelente companhia para estes momentos reflexivos. Assim, a chance do futuro leva-la onde quer chegar é maior, né?
    Besos porteños,

    Curtir

  3. a unica coias que num gosto da bossa nova é que ela é um retrato de um tipo de brasil e deixa apagado os mil outros brasis que temos. cujas musicas são conhecidas por cafonas ou bregas.
    quem é a garota do rio guaporé? será que o barquinho passa em jericoacara? precisamos descobrir onde andam as musicas que mostram esses brasis que a maioria de nós num conhece cade nossos musicos de dondonia, atores do amapá, pintores do acre, cineastas de pernambuco.

    Curtir

  4. “Nessas manhãs em que eu acordo com receio de abrir os olhos e encarar as horas que se seguirão pelo resto do dia”

    Tive que comentar! É exatamente assim ando que acordando nesses últimos dias.

    Tenho que dormir na tua casa pra ouvir tua mãe cantar.

    Bjos!

    Curtir

Deixe um comentário

