Tudo novo, novamente, de novo, mais uma vez!

Sou ré confessa: não telefonei para ninguém no Natal, não mandei cartão com votos de renovação de esperança para os meus amigos, nem mesmo pelo correio virtual, o que tomaria apenas alguns minutos do meu corrido tempo.

Também esqueci de me lembrar que Natal é mais do que peru e reunião familiar, e nem é culpa do meu ceticismo ou da minha falta de intimidade com o universo religioso, tampouco tenho alguma coisa contra o Natal, é simplesmente por não estar conectada.

Pode ser que no ano que vem eu comece a comprar os enfeites para a minha árvore de Natal com três meses de antecedência. Pode ser que no próximo ano eu tenha uma árvore de Natal. Pode ser que eu sinta vontade de ligar para Deus e o mundo. Pode ser que eu pense em Jesus. Pode ser que eu mande um e-mail para você com animações natalinas e com um Papai Noel falando “ho ho ho”. Ou pode ser que não.

Natal, Reveillon, aniversário… tudo isso pra mim é estado de espírito. Eu, por exemplo, costumo fazer mais de um aniversário por ano, ter mais de um Reveillon. Sempre acontece quando eu mudo. Quando eu sinto que alguma parte de mim se transforma para melhor, eu “aniversario”. Quando a vida me mostra novos rumos, é ano novo dentro de mim!

Também não é por mal que, às vezes, eu não telefono no dia do aniversário. O motivo é quase sempre o mesmo: eu esqueço. Tenho um problema sério com datas mas, mesmo quando lembro, só telefono se eu estiver conectada de alguma forma com o aniversariante. Se for única e exclusivamente para seguir protocolo, pode esquecer! Pra mim, só existe contato válido se os votos são reais, se existe alguma coisa realmente boa para ser compartilhada.

Quando eu me compreendi assim, parei de me forçar a fazer o que manda o figurino em datas comemorativas e me senti livre… livre para seguir a risca o que o meu coração manda, independente do dia do ano. Por isso aqueles por quem eu tenho amor, respeito, gratidão, admiração e/ou amizade recebem de mim cartas inesperadas em datas atípicas, e-mails inspirados, presentes personalizados, palavras doces, sorrisos genuínos, gargalhadas espalhafatosas, abraços apertados, telefonemas empolgados… e é deles que eu também recebo os melhores presentes.

Hoje me desejaram o sol. De todos os votos de fim de ano, esse foi o melhor. “Você merece o sol.” foi o que me desejou um recente amigo. E isso soou tão bem ao meu coração que eu decidi compartilhar com vocês o sol que ganhei. Pra aquecer, para secar o que ainda estiver úmido e para derreter o que era gelado. No mais, desejo TUDO NOVO DE NOVO!

E de tudo o que quero mudar (de novo), a única coisa que eu não quero que mexam é no sol que eu ganhei de presente, nem mesmo no inverno. Porque é dele que eu recebo os mesmos raios de luz que irradio.

Sol pra quem me lê, pra quem olha através da minha janela, e para quem entra aqui a fim de poetizar, distrair, rir, emocionar, ver e ler o cotidiano da vida acontecendo. Pra quem quer ler um conto, um “causo”, uma crônica. Pra quem quer me ler… sol, muito sol, como profundo agradecimento pela companhia e pela partilha de luz que entra e sai por esta janela de cima!

Tudo novo de novo, menos essa troca natural de empatia com o universo, maior que do qualquer apatia que o mundo oferece o tempo todo.

E mais uma confissãozinha antes de partir pra 2010: sabem o que eu quero muito, muito mesmo? É ver 2009 pelas costas!  E algo me diz que eu não sou a única! 😉

E para fechar o ano com chave de ouro e começar a próxima contagem de tempo com a energia renovada, eu escolhi essa música que é mais do que um hino, é a minha oração há muitos anos, a oração que um anjo chamado Gabriel me ensinou a cantar:

Tudo Novo de Novo (Moska)

“Vamos começar
Colocando um ponto final
Pelo menos já é um sinal
De que tudo na vida tem fim

Vamos acordar
Hoje tem um sol diferente no céu
Gargalhando no seu carrossel
Gritando nada é tão triste assim

É tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos

Vamos celebrar
Nossa própria maneira de ser
Essa luz que acabou de nascer
Quando aquela de trás apagou

E vamos terminar
Inventando uma nova canção
Nem que seja uma outra versão
Pra tentar entender que acabou

Mas é tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos.”

Roberta Simoni

11 comentários sobre “Tudo novo, novamente, de novo, mais uma vez!

  1. Ai, Beta, que texto perfeito!!!! Você mais uma vez falou fundo no meu coração…também não sou muito de protocolos e paparicos, só faço o que realmente sinto paixão por fazer, vivo esquecendo aniversários, na verdade, não os esqueço, simplesmente não os sei…não acho nenhum crime não ligar pra um amigo no dia do seu aniversário, todos esquecem, aliás, se não fosse o orkut hoje em dia,rsrsrs…outro dia, uma pessoa virou pra mim e reclamou que todo mundo havia esquecido o aniversário dela mas tinham lembrado o de sua irmã, mandei na lata:” claro, ela tem orkut, faz um pra vc!”
    Querida, o sol é um presente perfeito não só pra vc, pra todos os que tem uma luz dentro de si pronta pra brilhar tão forte quanto o próprio sol, seu talento é incrível, que 2010 seja um ano de descobertas e redescobertas pra vc.
    Felicidades!

    Curtir

  2. Depois fala que não…

    A Kátia tem razão, cara. O texto é extremamente lúcido. O que para alguns possa parecer insensibilidade se revela extremamente reflexivo. É quase como um desconstrução de um paradigma criado a partir de um essencia para chegar na própria essencia novamente. Complicado? Nenhum pouco!

    Tive que citar você no Ordem hoje. Vi empolgado pra escrever algo sobre o fim de ano e o que penso dele e me deparo com isso aqui. Acabei só deixando o link pra cá sem escrever ada sobre o assunto. Mas fiz isso feliz, pode ter certeza!

    E se o dia 31 é epoca de renovação para alguns, o dia 30 pra mim renovou a admiração que tenho por você, dona Beta. Uma admiração que é renovada em cada texto como esse, escrito com verdade, com espirito!

    Parabens. Honestamente, Parabens!!!

    Beijo Grande e um Abraço de dizer “Feliz Ano Novo, Porra!!!” mesmo que seja dia 30…

    Curtir

  3. então,
    vim para desejar um feliz 2010 e leio ISSO.
    isso, que me deu lágrima nos olhos. que me deu vontade de te dar um abraço, ao vivo! mas puxa, estou tão longe – e tão suada do calor que faz aqui que nem ia poder te abraçar! hahahah

    Querida. muita luz pra ti. que seja do sol, ou dessa lampada mágica que tem dentro de ti. não importa. só importa ser feliz.

    beiJU no coração!

    Curtir

  4. Não se sinta mal. Também não costumo telefonar em datas comemorativas. Acho clichê. Estou tentando fugir de clichês.
    Ouvi essa musica do Moska bem na virada. Adorei. O rádio sempre sabe o que estamos pensando.
    Beijo.

    Curtir

  5. “Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a
    que se deu o nome de ano,foi um indivíduo genial.
    Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no
    limite da exaustão.
    Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e
    entregar os pontos.
    Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra
    vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra
    diante vai ser diferente”

    Posso ser antiquado, mas concordo com Drummond. Acredito que o Ano Novo seja a primavera coletiva que desperta a renovação de sentimentos… aquele momento que nos faz refletir sobre o que farei pra ser o humano que desejo ser . O impulso social (necessário?!?) pra dizer: “Você merece o sol.” Para todos aqueles que queremos bem, aqueles que merecem nosso amor e gratidão.
    Ahhh … A primavera hipócrita, aquela que une parentes que se odeiam com tapinhas nas costas e desejos de um “óóótimo ano, tudo de bom querido”, deixemos para os hipócritas.

    Curtir

  6. Inspirador e real, muitas pessoas pensam da mesma forma, mas não admitem com medo de serem mal interpretadas ou de quebrar protocolos…é o tipo de coisa que é péssimo fazer por obrigação! Tudo novo de novo em 2010 e muito SOL para nós! Bju enorme!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

