Eu reinvento-me. Tu reinventa-se?

Acordei inventando cansaço. Tudo psicológico. Só porque eu passei a noite em claro? Só porque o moço que vende churrasquinho de gato na esquina resolveu, de uns tempos pra cá, atrair (espantar?) a clientela com o adorável forró da banda Calcinha Preta? Imagina… Só porque ele coloca o som nas últimas alturas até o dia amanhecer? Bobagem… Só porque, quando eu estava começando a desconfiar que vivo na terra-de-ninguém, inconformada por ser alguém impedida de dormir pelos gemidos (sim, porque aquilo não é voz, menos ainda melodia!) da vocalista da banda, a polícia chegou, botou a casa em ordem e, quando a viatura virou a esquina, o som ficou ainda mais alto? Frescura minha… olheiras minhas, cansaço meu… dormir? Sonho meu, sonho meu…

Mas, e aí que o dia foi chegando ao fim, e aí que eu ia para casa me acabar de tanto dormir, e aí que quando eu estava pegando a bolsa para ir embora, pintou uma matéria importante para divulgar de última hora, e aí que eu tive que trabalhar até mais tarde. E aí que só de raiva eu decidi que não estava cansada, e aí que eu reinventei o que sobrou do meu dia, inventando que estava super-hiper-mega-ultra disposta a sair, encontrar meus amigos para jogar conversa fora e tomarmos um café, porque apesar de sextas-feiras combinarem bem mais com cerveja, bastaria apenas uma para me fazer dormir na mesa do bar, e as minhas invenções podem até funcionar, mas não sem a ajuda de cafeína para me reanimar.

Além disso, eu me reinventei com dinheiro no bolso, apesar de ter acordado “pobre, pobre, pobre de marré de si” porque foi dia de pagar contas, fui ao meu cinema favorito e voltei para casa decidida a inventar que sou baiana, de saia rodada e mão na cintura, caso o moço do churrasquinho estivesse por lá, com calcinha preta, branca, amarela ou cor-de-rosa cantando ou gemendo, ameaçando meu sono, porque àquela altura eu já havia deixado de ser zumbi para me reinventar humana, e humanos precisam dormir. Mas, por sorte – dele e minha – ele não estava lá.

Reinventei também, pela milésima vez, que nem todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite e que domingo não é dia de sair, mas de ficar em casa, lendo Cortázar. E ainda agora fiz as duas invenções mais importantes da semana. A primeira: Saramago não morreu, só deixou de estar aqui para estar em outro lugar e tirou férias de escrever, só isso. A segunda: hoje tem jogo do Brasil e eu, meus tímpanos e meu humor estaremos imunes às malditas vuvuzelas-do-capeta, afinal, são só algumas mosquinhas varejeiras de nada…

E para representar dias surreais e reinventados como estes, ninguém melhor que Salvador Dali. E eu não consegui pensar em outra imagem para o post de hoje, senão a “Dali Atomicus”, tirada em 1948, uma das minhas favoritas, do fotógrafo russo Philippe Halsman, que costumava retratar o mestre do Surrealismo.

Essa foto é dona de um fascínio explicável: para conseguir esse registro foram 26 tentativas, durante cinco horas, com a ajuda de três assistentes para jogarem os gatos (pobres bichanos…), um outro jogando a água, e o outro a cadeira. Pois é, naquele tempo não existia Photoshop, mas já existiam mentes brilhantes e criativas. E para a minha feliz surpresa, elas ainda existem, e uma delas resolveu reinventar fotografias clássicas com a ajuda de peças de lego, e deu nisso:

E você, também anda se reinventando para sobreviver?

Roberta Simoni

13 comentários sobre “Eu reinvento-me. Tu reinventa-se?

  1. Adorei a ideia de que rodar a baiana significa atacar quem irrita…tadinhos de nós baianos…rs…bem que eu poderia confirmar essa hipótese hj, dia que a tpm se foi, o brasil está para se dar bem ou não no segundo jogo da copa, e minha esperança de conquistar um amor anda tão morta quanto a perspectiva de que Saramago apenas está de férias….que pena que ele se foi, e que pena não estar mais alegre e positiva para te dizer que, aqui aonde moro, muito além dos gemidos da banda calcinha preta, ainda temos que surtar com as vuvuzelas e fogos de artifícios ensurdecedores!! Beijinhos..
    Passa no Foi assim: http://www.foiassimdoispontos.blogspot.com

    Curtir

  2. Acho que eu devia tentar esse negócio de reinventar-me.
    Nas minhas noites insones quando os vizinhos barulhentos do inferno (acabei de ter uma idéia: vou apelidar eles de vuvuzelas!)fazem barulho, como nessa noite que passou, a única coisa que fico tentando inventar é um calculo para ganhar na mega sena e poder comprar o ap da cobertura, que fica em cima do deles e fico inventando mil vinganças barulhentas que eu faria.
    é, meu lado criativo é mau. =)

    beiJu Beta!

    Curtir

  3. Adorei as fotos! São de muito bom gosto. Quanto ao post, penso eu que aceitar sempre a rotina das coisas da vida, dos pensamentosm sentimentos e de nós mesmos do “tudo” que somos nós, pode acabar nos matando aos poucos e de maneira sutil. Reinventar algo, alguma coisa ou seja lá o que for, sempre é bom e importante; principalmente quando sabemos que esse é o caminho para evoluirmos, crescermos e melhorarmos.

    Sendo assim, sim. Eu reinvento-me. Sempre!

    Gostei do seu blog. Interessante aqui.

    Curtir

  4. Beta, bonita…

    Esse é meu lema desde que nasci. 🙂
    não há como escapar. Não é à toa que desde o início do meu blog, lá em 2007, um trecho da minha apresentação é: “busca freneticamente se reinventar todos os dias”.

    e eu… bom nem me lembro quem fui ontem.

    é isso. nascemos ferradas, darling. 🙂

    BEIJOS. Saudades docê! correndo, correndo, correndo – pra variar.

    Curtir

    • Srta. Ka,

      Queridíssima e fonte constante da minha inspiração…
      Por que será que em nada me surpreende que a reinvenção constante seja o seu lema desde que nasceu? Essa é uma das muitas características que temos em comum…

      Vou lá no seu blog atrás desse texto, FATO! 😉

      Beijos e saudades suas também, viu?

      Curtir

  5. Essa foto é estupenda, imaginar o caos que deve ter sido para ficar assim loucamente perfeita, deve ter sido hilário não ? gosto disto, vc trabalha muito bem e muito bom, textualmente e fotograficamente, os textos e as fotos tem vida e sentimento. parabéns e que teus talentos culmine com a gloria sobre ti, ainda nesta vida.

    Curtir

Deixe um comentário

