Das sementes…

Eu acordei e fui correndo olhar o pote de danoninho, mas o feijão ainda era só uma semente de feijão e o algodão era só um algodão umidecido, com feijão dentro. Nada demais. Foi tudo mentira da tia da escola, nunca nasceria um pé de feijão dali, eu já devia saber. E paciência para esperar as coisas acontecerem – e isso eu também já devia saber – nunca seria o meu forte.

Quando eu já estava quase convencida de ter sido enganada, brotou a primeira folha do meu pé de feijão. Eu era encantamento puro, vibrava a cada folhinha nova que nascia e me surpreendia a cada dia com o tamanho que a planta alcançava ligeiramente.

Flores me causavam o mesmo encanto. Já cheguei a ficar horas seguidas olhando para uma roseira na tentativa de testemunhar um botão desabrochando, e como nunca consegui, criei a teoria de que as flores só se abrem quando não há ninguém olhando, funcionava como um ritual sagrado na minha cabeça, eu mal sabia que o desabrochar de uma flor era um ato tão lento que minha impaciência e ansiedade jamais me permitiriam partilhar do rito. Ou, pelo menos, não permitiram até hoje.

Mas, ao contrário do botão que eu nunca vi virar rosa, houveram outras coisas que demoraram bem mais tempo para desabrocharem e, mesmo assim, eu vi acontecer. Uma delas fui eu. Nessa minha eterna busca por aprendizado, conhecimento e auto-conhecimento, eu me vi outra. Tão nova e, simultaneamente, mais madura. Toda ambígua, “as usual”.

Eu levei algum tempo para conseguir visitar o meu avô paterno que foi diagnosticado com o Mal de Alzheimer, mas, enfim, fui. Nesse dia vivi duas experiências conflitantes. A primeira – a qual me preparei para viver – de não ser reconhecida por alguém que tanto amo e que ainda consigo ouvir me chamando de “caçula do vovô” (mesmo não sendo mais a caçula há tantos anos…), a sensação de olhar nos olhos dele, procurar qualquer sinal de ternura e não encontrar nada foi desconsertante, mas como disse, eu já havia me preparado para isso. A segunda experiência foi a que me surpreendeu. Quando entrei na casa do meu avô, logo na varanda, me senti GIGANTE. Explico…

Todas as lembranças marcantes que tenho da casa dos meus avós paternos são de quando eu era criança. Das reuniões de dia dos pais, das brincadeiras com meus primos, das árvores enormes do quintal, da mureta da varanda, que quando eu subia para sentar, meus pés não conseguiam alcançar o chão,  do congelador repleto de sacolés, que exigia que eu ficasse na ponta dos pés para abrí-lo, da enorme mesa de jantar… e, de repente, a mesa me parece minúscula, o congelador, hoje vazio, não exige mais nenhum esforço para ser aberto e a mureta permite que eu sente nela e, ao mesmo tempo, mantenha meus pés no chão. Incrível.

É mágico se enxergar grande,  é uma magia parecida com aquela que senti ao ver meu pé de feijão crescer quando pequena. Parece que finalmente me livrei da “Síndorme de Peter Pan”. E é estranhamente confortável aceitar o amadurecimento em tudo. Em você, nas coisas e nas criaturas que te cercam, numa vida que começa a se deteriorar e numa outra que acaba de começar. Minha irmã teve seu primeiro filho há poucos dias, meus pais, o primeiro neto, eu, o primeiro sobrinho e afilhado e, com o nascimento dessa criatura linda, a consciência plena de que as coisas mudam, se renovam, amadurecem, crescem, desabrocham todos os dias, de um jeito diferente.

Meu pé de feijão não virou uma árvore gigantesca de um dia pro outro como na fábula do João e o Pé de Feijão, mas cresceu a ponto de não caber mais no pote de danoninho, deu dois ou três grãos de feijão, depois secou e morreu.

As flores ainda me perturbam ao murchar, sinto um misto de lamúria com inconformismo, exatamente como – imaturamente – ainda encaro a morte, mesmo tendo a consciência plena de que os ciclos podem ser longos ou curtos, mas acabam sempre da mesma forma, seja de maneira metafórica ou física.

Pelo menos eu não parei de plantar feijões. A diferença é que agora eu não mexo mais no potinho de danoninho toda hora pra ver se vingou, eu só rego, rego e rego. E toda vez que me deparo com ele, me encanto do mesmo jeito, embora eu me abdique involuntariamente da sensibilidade da percepção algumas vezes. Mas essa é outra que segue amadurecendo, ao lado do meu pé de feijão encantado…

Qualquer dia desses eu subo nele e descubro o que mais há lá em cima.

Roberta Simoni

10 comentários sobre “Das sementes…

  1. Eu deveria ter percebido que o coração partido, as faturas do cartão, mudanças, prazos e aflições foram os primeiros sinais, mas ignorei. Agora os sinais são outros – inscrevem-se na minha pele, aparecem como as primeiras linhas em torno dos olhos. Esses são impossíveis de ignorar e me dizem a cada vez que eu rio ou choro ou faço careta de contrariedade – e você sabe, sou muito careteira – que são o preço a pagar por viver.

    Sabe, aceitar que se cresceu e que – aimeudeusdocéu! – estamos en-ve-lhe-cen-do não é tarefa fácil, mas pode ser bastante divertida.

    Quanto à malfadada maturidade… bem, aí já não sei se acredito nela.

    Em tempo: que bom que vo0ltou a escrever, Bets. Ótimo post, as usual. 😉

    Curtir

    • Gabs,

      Acho desnecessário você me lembrar que estamos en-ve-lhe-cen-do. Ainda mais falando assim, devagar, só pra doer mais… reparou que eu não usei a palavra envelhecer nenhuma vez no post? Por que será? hehehehehe

      Dizer que estamos amadurecendo fica mais bonitinho e menos doído, convenhamos.
      Um beijo, SUA LINDA!

      Curtir

  2. Belo e terno texto, Beta. Nas entrelinhas, brechamos você, isto explica o seu dom e amor pela fotografia. Não, não pretendo fazer uma análise psicológica, nem Freud, nem Jung. Apenas a sua necessidade de tornar eterna o momento de terna felicidade e beleza, tornou você uma fotógrafa faminta de momentos.

    Curtir

    • Alexandre:

      Você me enxergou melhor nessa definição do que eu enxergo as minhas fotos: “Apenas a sua necessidade de tornar eterna o momento de terna felicidade e beleza, tornou você uma fotógrafa faminta de momentos.”

      Um beijo!

      Curtir

  3. No seu aniversário, já sei o que te dar
    uma caixinha de feijão, e ele há de brotar
    vais sonhar, todos os dias regar
    e no fim do mês, uma enorme árvore vai ganhar seu lugar

    p.s. de onde vc tira essas fotos maravilhosas?

    Curtir

    • Heleninha,

      Feijões são sempre bem-vindos. Além de tudo, feijoada é uma das minhas refeições preferidas. 😉

      Quanto às fotos, eu tenho um banco de imagens pessoal no meu computador onde guardo imagens que salvei de vários lugares ao longo de anos, e, normalmente, recorro a ele na hora de postar algum texto.

      Curtir

Deixe um comentário

