Ouse sonhar ousado

Helena Bonham Carter

Sonhe com um príncipe encantado montado num cavalo branco. Sonhe em ter um marido perfeito, uma família linda, tipo comercial de margarina. Sonhe em se casar na praia. Sonhe em se casar. Sonhe em ser solteiro de novo. Ou que a sua mulher desapareça durante a TPM. Sonhe que você vai ganhar na loteria, que vai ficar milionário e que nunca mais vai ter problemas na vida. Mas, por favor, jogue.

Sonhe com um corpo perfeito, uma barriga tanquinho, seios durinhos, um pênis maior, que nunca faça corpo mole em serviço. Sonhe em transar com o Brad Pitt, com a Angelina Jolie ou, de preferência, com os dois juntos. Se é pra sonhar, sonhe direito.

Sonhe em viajar o mundo, em falar todas as línguas, em fazer um milhão de amigos. Sonhe em ser onipresente. Em ser uma mosquinha ou um peixe para num límpido aquário mergulhar e fazer borbulhas de amor… enfim, seja cafona na hora de sonhar.

Isso! Sonhe com o amor, mas sonhe mesmo, pra valer. Com direito a coraçõezinhos rabiscados num papel. Sonhe com um amor pra recordar, outro pra recomeçar e um amor pra toda vida. Sonhe com uma vida sexual ativa e de qualidade. Sonhe em comer todo mundo. Ou só a Jolie que já basta, né?

Sonhe com filhos que não dão trabalho. Com adolescentes adoráveis. Com pais bacanas, equilibrados. Ricos, de preferência. Sonhe com uma morte que não seja dolorosa e com a vida plena mesmo depois de partir dessa pra melhor. Que seja melhor! Sonhe com o céu, com o seu deus e que a sua fé vai mover montanhas.

Sonhe com a felicidade permanente. Sonhe com a fidelidade, com a satisfação eterna na vida monogâmica. Sonhe com uma vida saudável. Sonhe em comer tudo o que você quiser sem nunca engordar, inclusive a Jolie. Sonhe em ser magro e bonito. Sonhe com um mundo cheio de gente fina, elegante e sincera.

Mas se você quiser sonhar alto mesmo, se quiser ser realmente audacioso nessa vida, sonhe em ganhar dinheiro fazendo aquilo que você gosta. Não existe nada mais ousado do que querer ser (bem) remunerado para fazer uma coisa que te dá imenso prazer. Ter um emprego que te encha de orgulho. Realizar um trabalho que você realmente acredita.

Seja ambicioso. Deseje que aquilo que você passa a maior parte do seu dia (e da sua vida) fazendo seja algo que te dê vontade de voltar a fazer no dia seguinte, e no outro, e pra sempre. Sonhe em fazer algo que te entusiasme, que te satisfaça, que te aumente a alma.

Tenha sonhos espaçosos. Incômodos. Sonhos devem ser possivelmente impossíveis. Risíveis. Mitos.

Conte-os a outras pessoas. Se rirem de você, vá por mim, você tá no caminho certo!

De novo: grande coisa a gente não consegue com sonho pequeno.

Roberta Simoni

Anúncios

21 comentários sobre “Ouse sonhar ousado

  1. Beta, linda.

    Não sei se é a idade ou meu (excesso de) existencialismo mas tenho feito justamente o contrário! (pra variar, eu sempre faço o contrário, né?). Eu acho fácil demais sonhar com a Jolie, com a barriga tanquinho, em ser bem-remunerada por algo que se ama, e tudo o mais que você menciona tão belamente nesse texto.

    Mas, tenho me arriscado a sonhar com as coisas pequeninhas, com os “grãos de areia”, como mencionei no meu blog outro dia. Quero ser feliz – sem o príncipe encantado, a família margarina, os filhos perfeitos, o corpo perfeito, a felicidade permanente, etc. Porque, penso, que a graça também está nas imperfeições. E, que temos que aprender a viver (e bem) com elas. Perfeição e platonismo demais me enchem a paciência.

    Audácia pra mim é aprender a viver com menos, com o imperfeito, com o inacabado. E, assim, construir algo que valia a pena dentro dessa imperfeição – porque, infelizmente, a vida não é o “comercial de margarina” – e, muita gente passa a vida infeliz porque não tem o tal do “comercial de margarina”.

    Me veio uma frase à mente (do filme Closer) que diz assim: “eu amo tudo o que dói em você”. Acho que gosto de sonhar com o pequeno, com as coisas imperfeitas, que doem, mas, que fazem a vida cada vez mais real.

    beijinho! 😉

    Curtir

    • K., lindíssima…

      Entendo perfeitamente o que você diz, e concordo em absoluto! Também acho que audácia é viver com menos e com o imperfeito, mas nesse post eu estava me referindo a devaneios mesmo… 😉

      E essa frase do filme Closer eu tenho até anotada no meu caderninho, de tanto que eu gosto! Foi lindo você ter me lembrado dela agora.

      Beijo, beijo.

      Curtir

  2. Querida Beta, eu sabia que a confusão daria maravilhosos frutos!! 😉
    Texto delicioso de ler, e instigante tb… Tenho sonhado pouco ultimamente. O sonhar acordada, sabe? Dormindo eu sonho que é uma beleza!! Mas não tem muita graça… Não se escolhe com o que sonhar.

    Grande beijo!
    Liah.

    Curtir

  3. Lindo e reflexivo texto…será que ainda nos permitimos sonhar?!
    Acho que a realidade diária está podando até os nossos devaneios.
    Mas você acaba de me lembrar que posso sim sonhar, e de preferência alto, muito alto!!!
    Você é demais….milhões de beijos com amor e saudade…

    Curtir

  4. Ah!! Estou lendo um livro de Lya Luft, e me deparei com o seguinte poema:

    “Não é preciso consenso
    nem arte
    nem beleza ou idade:
    a vida é sempre dentro
    e agora.
    (A vida é minha
    para ser ousada.)

    A vida pode florescer
    numa existência inteira.
    Mas tem de ser buscada, tem de ser
    conquistada.”

    Lembrei deste seu texto. 😉

    Grande beijo,
    Liah.

    Curtir

  5. Podem até rir, mas que de vez em quando uma alma em especial tope sonhar junto, pelamordedeus. Não é todo riso que precisa ser de deboche, né? 😀

    Sonho é horizonte… talvez nunca tenha sido feito pra ser alcançado, só pra te fazer caminhar além de um marco qualquer, um definido, duro e concreto como um passo que se atrasa antes de começar.
    Horizontes são flexíveis, um pouco mais pra esquerda, um pouco antes, nada disso frustra tanto quanto os alvos na mosca e sua aparência de certeza.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s