E daí?

Pinto as segundas-feiras das cores que quero. Algumas vezes gosto de usar as tintas dos sábados.

E daí que era segunda-feira? E daí que os meus projetos fossem adiados por mais um dia? E daí que as contas ficassem atrasadas pela primeira vez e que a minha semana de tarefas, cansaços e obrigações começasse só na terça?

– Já pensou se lá atrás, quando a gente era criança, alguém chegasse e mostrasse uma cena da gente no futuro, tipo essa de hoje? Eu e você aqui, na praia em plena segunda-feira, conversando sobre nossos projetos profissionais, tão adultos…

– Pensaríamos que estamos bem de vida. Ou que nos tornamos dois irresponsáveis.

– Ficaríamos eufóricos quando descobríssemos que você se tornou jornalista e eu, biólogo! Mal saberíamos que não há glamour nenhum nisso, como pensávamos que haveria…

– Perceberíamos que, na verdade, pouca coisa mudou. Não viramos astronautas, não mudamos o mundo, nem o nosso bairro…

– …E que até agora, perto dos trinta, ainda não tivemos filhos, nem escrevemos nenhum livro e não plantamos árvores. 

– Mas aposto que eu me preocuparia mais com o tamanho da minha barriga no futuro do que com o desmatamento…

E daí que a gente ainda não tenha se realizado profissionalmente? E daí que segunda-feira seja dia de estar no escritório, na redação ou no laboratório em vez de estar na praia? E daí que eu tenha engordado? Não importa (mentira! Importa, sim!). Mas se tivesse como dar uma espiada no futuro e assistir essa cena, a gente morreria de alegria por saber que, uma década e meia depois, continuamos amigos.

Roberta Simoni

11 comentários sobre “E daí?

  1. rá! e eu que achava que só eu sonhava em ser astronauta – bom acho que a gente tem mais coisas em comum do que eu já imaginava!

    e se é pra ir pra praia em dia de estar no trabalho: estou dentro! guarda um dia pra mim semana que vem!

    beiJu

    Curtir

  2. Nossa lingua portuguesa definitivamente é riquissima, porém nem toda sua riqueza foi capaz de formular uma palavra que expressasse o que senti quando li o texto. Um misto de adrenalina, encantamento, surpresa.

    Depois dessas palavras, o que dizer?

    Obrigado Deus, obrigado Beth, Obrigado BETA!

    PS: Esta obra foi baseada em fatos e diálogos reais. Qualquer semelhança com nomes, datas e acontecimentos NÃO terá sido mera coincidência.

    Curtir

  3. e daí ? se seguissemos o horário de Brasília, toda a nação,com certeza ,teria as segundas, terças, quartas como sábado e domingo…por que eles podem fazer da segunda como um sábado e nós não ? dá uma revolta…rsrsrsr..

    e daí que esta foto ficou muntho lindha.

    amigos verdadeiros vão e voltam,não importa o tempo , o que importa é o espaço dentro de nós que eles ocupam. tempo e espaço.

    bem, Beta e seu caro amigo da segunda-feira ,
    as profissões de vocês podem não ser valorizadas como deveriam ser, jornalista( num país continental deste e com tanta noticia farta que infarta qualquer um a todo momento, e biólogo, numa via-láctea chamada Brasil, com tanto campo onde há necessidade deste profissional ( meu irmão é um biólogo louco pela natureza) e vejamos como estão nossos biomas, muita propaganda, pouca ação, muitas ongs de fachada e poucos profissionais atuantes pela escala federal… desculpa ái o desabafo…

    o que resta é vcs farrearem mesmo em plena segunda sonhando grande ainda.

    Curtir

Deixe um comentário

