A Semana dos Nãos

Acordei e vi que ele arrumava a mala. Fingi continuar dormindo só para poder observar como separava meias e cuecas calma e cuidadosamente. Não tinha a pressa de quem está prestes a perder o vôo, mas tinha o desânimo de quem viaja para o Polo Norte só de meias e cueca.

A essa semana que seguiu sem ele, resolvi batizar de “A Semana dos Nãos”. Foram muitos nãos grandes para caberem todos em dias poucos e curtos.

Um contrato não assinado. Um pedido de patrocínio negado. Um texto não terminado. Um transplante de raciocínio matemático rápido negado. Um artigo não vendido. Um pedido de empréstimo de talento para negócios negado. Um ou dois projetos vetados. Uma publicação de livro negada. Um trabalho adiado. Uma pauta não aprovada. Um visto para a lua negado.

É claro que eu coloquei a culpa nele por ter ido embora e me deixado aqui sozinha com essa cambada de nãos malquistos. Persona non grata! Daí ele me aparece hoje dizendo que foi só ali e já voltou, afinal, não teria passado pela minha cabeça que ele pudesse ter ido embora para sempre carregando apenas meias e cuecas na mala, certo? Errado. A não ser que eu fosse uma criatura mais lógica e menos emocional.

Apesar das negativas, ele voltou! Voltou porque eu, graças às negativas, tive a semana mais elucidativa do ano. Os pontos de interrogação impertinentes foram devidamente substituídos por nãos exclamativos, embora alguns sejam intermitentes.

Entre certezas desagradáveis e incertezas, eu fico com a primeira opção. Uma vez tendo um não (ou vários) como resposta, a gente pula para a próxima tentativa de sim.

De mala na mão, meu sonho voltou pra casa. Dentro da mala, meias e cuecas sujas que eu nem me importei de ter que lavar.

Roberta Simoni

6 comentários sobre “A Semana dos Nãos

  1. Meu “suposto” namorado passou dois dias sem dar o ar da graça. Eu já estava sem graça. Também não liguei. Achei que valia a pena esperar pelo sim, e não pelo não.
    Felizmente, ou infelizmente, ainda não sei, ele me ligou faz pouco tempo e disse um “desculpa.. é que pensei em ligar, mas aí deixei pra mais tarde e quando vi, não liguei.”.
    Eu disse apenas: muito feio, isso, meu bem.
    E sigo assim, querendo crer que a ida/sumiço nunca é um ponto final… reticências, sempre. Até o dia em lhe que direi, “não, não te quero mais”.

    Curtir

  2. Os malquistos não. Seja de que ordem for, são dolorosos, o que causa em nós os nãos da vida ?( pois na morte não dá tempo mesmo dizer”não, não me leve agorra!!” ). Causam revolta, mágoa,tristeza,desalento, e o pior de tudo desmotivação. Que fazer ? Se pensarmos que o que nos leva à frente são os sins desta vida, então tenhamos os nãos apenas como atrasos daquilo que queremos, buscamos, almejamos. Os nãos “não” podem te fazer voltar, eles “apenas” te fazem parar momentaneamente no lugar que vc está, dai continua-se em busca dos sins, estes “sim” te fazem dar um passo à frente: um não, vc fica onde está, outro não vc permanece onde está, daí vem um sim, e seu passo segue adiante, outro não ? fica onde está, outro sim, segues adiante… pisotei abaixo de ti cada não, mas não volte, e a cada sim segue. De todos os nãos, da semana do não, o pior foi o não ter o visto para ir à lua….afinal, viver no mundo da lua é um direito litaralmente ..alienável…sorry o tamanho do comentário..rsrsrs

    Curtir

  3. A semana dos nãos.
    E o que dizer de um mês,um ano,uma decada de nãos?
    Te admiro demais, Beta,e em dias como este, para mim o comentário fica difícil primeiro pq os nãos são parte do meu cotidiano. Como algo que bloqueasse qualquer tipo de expressão. E há tanto que escancarar…
    Parabens pelo texto e desulpe-me o desabafo!
    Grande beijo da fã.
    Liah.

    Curtir

Deixe um comentário

