Incondicionalmente

Fotografia genial do genial Elliott Erwitt

O Théo, meu cachorro, não sabe brincar de bola. Ele não entende o fundamento básico da brincadeira entre o cão e o homem que consiste em devolver a bola para o homem para que ele possa jogá-la para ele ir buscar. No mundo dele, a brincadeira funciona assim: a maior interessada em pegar a bola sou eu, e se eu quiser pegá-la, tenho que enfiar a mão dentro daquela bocarra cheia de dentes enormes e arrancar a bola toda babada de lá, na marra. E enquanto eu não fizer isso, ele não me deixa em paz.

Não é a coisa mais agradável do mundo, mas também não é a pior, é por isso que volta e meia a minha mão está dentro da boca do Théo, um labrador grande, gordo e lindo de quase 10 anos de idade que ainda se comporta como se tivesse 2 e que nunca-jamais-sob-hipótese-alguma tem a intenção de morder ninguém, mas que vez ou outra acaba me machucando na tentativa de me acordar com uma patada de “leve” na cara, pulando no meu colo para demonstrar o quanto está feliz com a minha chegada ou abocanhando a minha mão quando ela está segurando a sua bola. Ele não tem a menor noção do próprio tamanho, peso e força. Age como se tivesse o porte atlético de um pequinês ou de um porquinho da Índia.

Foi brincando assim que ontem ele arrancou a pele do meu dedo e eu dei um grito de susto e de dor – mais de susto do que de dor – e ele largou a bola na mesma hora e veio lamber a minha ferida. Até nisso os cães são mais nobres do que nós, eles não esperam a ferida se cicatrizar para tentarem se retratar conosco. Orgulho é só mais uma característica humana entre tantas que os cães desconhecem.

Ele me feriu e lambeu minha ferida em seguida. É quase como morder e assoprar, coisa que as pessoas fazem o tempo todo, inclusive com quem amam. A diferença é que alguns humanos só mordem. Alguns só assopram. E outros machucam sem usar os dentes.

Faz 10 anos que tento, inutilmente, ensinar ao Théo a maneira correta de brincar de bola. Faz 10 anos que explico para ele que a brincadeira não funciona desse jeito…

Às vezes penso que Théo é burro. E faz 10 anos que ele pensa exatamente a mesma coisa a meu respeito, mas não desiste de mim. Incondicionalmente.

Roberta Simoni

5 comentários sobre “Incondicionalmente

  1. Já eu, prefiro as crianças, qualquer criança,como pequenos indefesos que devemos proteger das maldades de alguns inumanos.MAS !Entendo o amor que as pessoas tem pelos animais, e estes devem ser bem tratados, pois estes amam seus donos ‘incondicionalmente (esta palavra é tão bela pois enriquece e aprofunda qualquer manifestação de sentimento ). Eles estao aí para ensinar alguma coisa, cães, gatos, papagaios etc; e quem aprender deles, repassar à sua raça- incondicionalmente- como eles rsrsrs. AH, sim, já que o Théo não sabe brincar de bola (nascido no país do futebol !ele pode ser exilado cuidado !) tenta dar pra ele um lápis e papel, de repente vc se surpreende com alguns versos -no caso caninos- tal qual a dona rsrsrs Abraço!!

    Curtir

  2. Cachorro é simplesmente tudo de bom! Adoro seu blog Roberta… você é demais! Estou morando em outro país há 4 meses e, você deve saber como é… e acredite, seu blog me ajuda muito com toda a minha tempestade interior e exterior também! Continue sempre assim!

    Curtir

Deixe um comentário

