Encosto de Saramago

jose_saramago_sostiene_espejo

Eu, que já acordei tantas vezes com encosto de Beauvoir, Cortázar, Lispector, entre outros, dessa vez despertei com frases prontas do Saramago na cabeça e, depois de um longo e tenebroso verão, sem a interferência dos raios de sol, voltei a usar meus olhos para enxergar, de fato, os fatos.

“Olhar, ver e reparar são maneiras distintas de usar o órgão da vista. Só o reparar, no entanto, pode chegar a ser visão plena.” (José Saramago)

Reparei, então, que mesmo mergulhada no meu pessimismo mais profundo e genuíno, ainda alimento esperanças absurdamente inconvenientes que me impulsionam a buscar um pouco de fôlego na superfície para, só então, com os pulmões cheios de qualquer coisa parecida com vida, voltar a nadar na realidade dos dias.

“Há esperanças que é loucura ter. Pois eu digo-te que se não fossem essas já eu teria desistido da vida.” (José Saramago)

Roberta Simoni

Um comentário sobre “Encosto de Saramago

  1. Beta, linda

    ontem estava vendo um DOC do Hugh Laurie sobre Blues e New Orleans, quando tocou essa música…. heyyyyy Lobertaaaaaaaaa… lembrei docê, amiga! 🙂

    beijos, e viva Saramago em nossos corações e mentes. (e nem falo mais de encosto literário porque já viu né. Uma vida baseada em “encostos literários”..rs)

    Curtir

Deixe um comentário

