O dia em que minha inspiração saiu de férias…

1 mês sem publicar no blog. Eu sei, seu sei… vergonhoso. E olha que nem foi por falta de tempo como quase sempre acontece. Foi por falta de inspiração mesmo, o que, na minha opinião, é o pior motivo de todos.

Minha inspiração saiu de férias sem avisar e eu só fui dar conta disso nos dias que se seguiram, enquanto tentava – pela enésima vez – desenvolver um conto para um concurso que até hoje não saiu. O concurso sim, o conto não. Aproveitei a entressafra para transpirar, transpirar e transpirar…

Thomas Edison disse que a genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração. Não sei se concordo com a porcentagem, mas estou certa de que uma não sobrevive sem a outra. Estou muito longe de ser genial na arte de escrever, mas toda vez que escrevo me sinto muito próxima da sensação de êxtase que nesses períodos de entressafra me faz uma falta danada.

A boa notícia é que com o passar do tempo o peso desaparece. Há alguns anos eu me desesperava todas as vezes que não conseguia criar qualquer coisa por falta de inspiração, seja na hora de pintar, escrever ou fotografar, e carregar esse peso era quase insuportável. Atualmente eu não crio só por meio da inspiração, apesar de poder contar com ela quase sempre, mas se ela não vem, fica tudo bem, a gente faz o que pode. Imaginem uma jornalista que só escreve quando está inspirada? Morre de fome.

Já no blog, onde não há deveres nem obrigações, tampouco uma relação de custo-benefício, eu optei por escrever em parceira com a inspiração, com o tempo livre e a disposição como colaboradores, mas que nem sempre chegam junto. E é por isso que eu vivo aparecendo e desaparecendo na janela…

Enquanto isso, no alto da minha montanha imaginária, eu aprendo a transpirar. Leio, penso e vivo. E prometo que volto logo. 😉

11 comentários sobre “O dia em que minha inspiração saiu de férias…

  1. Keeping an eye on the world going by my window
    Taking my time
    Lying there and staring at the ceiling
    Waiting for that sleepy feeling…

    Or maybe waiting for an inspiration… Sabe, gata, eu concordo com o Thomas Edison. Acho que o negócio é decidir escrever e pronto. Que saia o tanto de inspiração “que temos para hoje”. Há sempre dias mais e menos inspirados. Adoro sua escrita: com ou sem inspiração. E como a Clarice (olha quem!) costumava dizer, é sempre bom ser iniciante – nunca profissional, daí a inspiração: cada texto é único! Vc sempre arrasa, gata!

    Bjos! E vamos confiar na vida! 😉

    Curtir

  2. Com certeza uma mente livre como a sua só pode estar mesmo numa “entressafra”. Quanto a isso fiquemos tranquilos! Já, já, essa cabeça volta a frutificar (vai ver a “poda” que teu amigo-cabeleireiro fez vai até ajudar às ideias nascerem mais fortes! Huiahuiahuia)

    Todo mundo precisa dar um “reset” de vez em quando!

    Vou pressionar mais não, tá migam? Mas é aquilo… essa pressão é o preço de ser ter um fã-clubeeee! 😉

    Beijo grandão!

    Curtir

  3. Muitos vezes fico assim também e o sentimento de que as palavras sumiram dos dedos, até gago fico.
    Quando pinta esse momento zero, é sempre bom retornar aos textos antigos e fazer alguns reparos ou continuações… aí logo, logo rola da inspiração respirar fundo e voltar.
    Senti falta da namoradeira na janela.

    bj.

    Curtir

  4. Com mais de quatro anos de blog já passei por algumas entressafras dessas. Até me sinto meio velho escrevendo esse comentário, mas, com o tempo – e a experiência -, me dei conta que o segredo não é esperar a inspiração ou ficar cercando-a. O negócio é se divertir em cada texto.
    Se a diversão vir cedo ou tarde, não faz mal. Importante, mesmo, é que ela venha.

    Curtir

  5. Conheço bem essa sensação… Passei por isso esses dias, o que acabou me rendendo um post sobre a saudade. É que as palavras têm livre percurso e, às vezes, resolvem sair para passear sem nenhuma comunicação prévia, e levam junto a inspiração. Quando isso acontece, respiro fundo e aguardo…

    Na verdade, acho que você não precisa da inspiração para escrever. Você escreve como poucos… E eu adoro!

    Beijos

    Curtir

  6. Tenho a resposta; quando você escreve para um veículo que não é seu, você tenho o assunto do dia e segue o lead.
    Agora, quando você escreve para o seu próprio veículo o lead pode ser quebrado, a imparcialidade também, a concisão e a objetividade. Daí pode se dar um luxo e perceber que sua inspiração tirou umas férias.
    Beijos
    Saudades

    Curtir

  7. Tudo é belo quando é singelo, nao estamos aqui para exigir nada desta excelente escritora, Bera Simoni, estamos aqui para nos deleitar com o que ela escreve, seja lá o que for… quando olhamos por esta janela, de cima, tipo curiosos, já que ela está aberta mesmo, simplesmente como na rede web, somos tragados para mais uma jenela, aqui mesmo, e mais uma e mais uma…este post é de março, mas aqui nada fica velho, estou lendo tudinho, devagar, saboreando excelentrs textos, contos,cronicas e ainda temos fotos !! muito genial, parabens Beta, desejo que, apesar desta profissão, jornalista, não ser bem recompensada em nosso país,( e olhe, vc esta num dos melhores lugares, ) teus horizontes sejam ampliados, teus esforços e belo trabalho seja visto e valorizado, que tu possas viver e viver bem, com o fruto do teu trabalho. Mais uma vez, escreve livros, nao deixe pra amanhã o que já era pra vc tá fazendo há algum tempo. Acredite em Deus, Ele existe, acredite em vc mesma senão não adianta acreditar em Deus, acredite em tua familia, teus amigos,teus leitores, estaremos aqui para te ler, seja o que vc escrever. simplesmente porque gostamos e tire com gancho !!! rsrsrs

    abraço

    Curtir

Deixe um comentário

