Sobre a Blogosfera

Pensando no texto anterior, inspirada em relatos e conversas com amigos blogueiros, tive que concordar com um deles quando disse que talvez seja melhor escrever anonimamente. Já pensei nisso também. Para falar a verdade, eu até tentei, anos atrás. Sem sucesso… um, dois, três textos e eu abandonei o blog. A gente pensa que escrevendo sem assinar, fica mais à vontade para falar, pode até ser, mas acho que anonimamente ou não, sempre vai ter um público para criar uma imagem sobre nós. Não tenho absolutamente nada contra blogueiros anônimos, pelo contrário, sou frequentadora assídua – e super fã – de vários blogs desse gênero. E acho sinceramente que essa seja a melhor solução para sobreviver à exposição na blogosfera.

Para quem opta por ter sua identidade declarada, o jeito é botar a cara no mundo, e estar preparado para, de vez em quando, levar uns “tapinhas” daqueles que visitam a sua página exclusivamente com esse intuito, afinal, o seu blog é um prato cheio para aqueles que não se simpatizam muito com a sua pessoa, esteja você falando que adora a Gretchen ou que odeia o Obama, não importa, o foco é você. Mas isso não é regra, é exceção. A maioria entra na sua página de fininho, dá aquela espiadinha básica e já se dá por satisfeito por saber notícias suas, e esse ato pode ser tão inofensivo quanto nocivo.

E desde que você não use a sua página como um diário-público-pessoal (hã? confuso isso, heim?), relatando com detalhes do que você faz no banheiro todos os dias ou o que fez na cama com a sua namorada na noite passada (se bem que isso pode ser até excitante, mas, para isso, existem milhares de blogs eróticos – e dos bons – por aí.) você não precisa se privar de ser você mesmo e de falar do que sente vontade, afinal, o blog é seu, e entra nele quem quer e porque quer.

Por isso, blogueiros queridos, aqui pode tudo, menos ficarmos desconfortáveis em nossos próprios blogs. É o mesmo que morar sozinho e não se sentir à vontade de andar pelado em casa. Apesar da blogosfera, às vezes, demonstrar ser um lugar hostil, a maior parte do tempo é um mundo fantástico, do qual eu adoro fazer parte e que me permite estar em contato com mentes brilhantes. Tá certo que tem muita porcaria por aí, mas tem muuuuito conteúdo bom também.

E falando em blog, essa semana eu tive várias surpresas agradáveis que me fizeram ficar sorrindo de orelha a orelha. A primeira aconteceu enquanto eu me deliciava com o texto A Idade da Palavra ou a Palavra da Idade, no Blog Borboletário, e encontrei no fim do texto uma indicação para a minha Janelinha… que honra!

E, com o texto que escrevi anteriormente, sobre despir-se, acabei despertando a vontade do amigo blogueiro Cristiano, do Blog Café com os Amigos, a despir-se em palavras também. Ainda tive a felicidade de ganhar o Prêmio Lemniscata, do Blog Espanta Espíritos, da querida Cristina, o que me deixou muito contente, especialmente por se tratar de um blog tão encantador.

Prêmio Lemniscata

Este selo foi criado a pensar nos blogs que demonstram talento, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na poesia ou em qualquer outra área e que, com isso, enriquecem a blogosfera e a vida dos leitores.

1 – O premiado deverá expor o selo no seu blog e atribuí-lo a 7 outros blogs que considere merecedores. E os meus escolhidos são:
Sobre as Coisas – por ser um blog simples, porém rico, que aborda temas cotidianos que nos fazem parar para pensar na vida, ainda que a sua autora desconheça esse feito.
Caneta Digital – por se tratar de uma blogueira novata que se revelou uma escritora sensível e talentosíssima.
Eu e Meu Ego Grande – adoro essencialmente tudo o que o Léo escreve. É de uma espontaneidade sem igual. Ele e o seu ego grande são escritores natos.
Incompletudes – por ser de uma liberdade inspiradora. A K. se reinventa constantemente e nos permite acompanhar todas as suas transformações e sensações, e nos deliciarmos com elas.
Ordem no Caos – andei colocando placas de “procura-se” por toda a blogosfera atrás do autor deste blog que, apesar de sumido, quando resolve escrever não faz nada menos do que arrasar, de maneira construtiva e inteligente.
Senhorita Rosa – irreverentes e divertidos, os dilemas da Senhorita Rosa garantem uma leitura pra lá de animada, considerando o seu jeito único e fantástico de se expressar.
Drops da Fal – é um dorps para ser provado em fragmentos, e todos os seus fragmentos são deliciosos, também pudera, a dona do Drops é uma das melhores escritoras da atualidade, na minha opinião.
2 – O premiado deverá responder à seguinte pergunta: O que significa para si ser um Homo Sapiens?
Resposta: Bom, na íntegra, Homo Sapiens é homem sábio. Mas eu tenho duvidado, tenho duvidado muuuuuuito.
Roberta Simoni