É preciso viver apesar de.

Clarice Lispector

Terminei de ler Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, da Clarice Lispector. Mais um livro maravilhoso. Eu não consigo falar da Clarice sem cair em lugar comum.  Ela é única, escreve com a alma, com emoção, e ao mesmo tempo, sabe trabalhar os sentidos da razão de forma leve e perturbadora, porque te obriga a refletir, te impulsiona a chegar no âmago das questões emocionais, racionais, e irracionais também. Como dizem, Clarice não é para ser lida, e sim, sentida, e como ela mesmo disse: “Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato. Ou toca, ou não toca.”

Destaquei vários trechos do livro que me despertaram interesse, mas escolhi falar deste, em especial:

“Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso.”

Não é que eu esteja vivendo apesar de, é que eu sempre vivi apesar de. Parei para pensar sobre a minha vida e o rumo que ela tomou e lembrei que apesar de, estou vivendo. Apesar de, não desisti. Apesar de, não tentei. Apesar de, eu amo. Apesar de, eu odeio. Apesar de, não enxerguei. Apesar de, não chorei. Apesar de, não sorri. Apesar de, não consegui. Apesar de, eu ganhei. Apesar de, não me esqueci. Apesar de, fui embora. Apesar de, eu permaneci.

Vivemos sempre, sempre, sempre apesar de. E apesar dos pesares, sobrevivemos até aqui.

Não é com tristeza nem alegria que eu escrevo hoje. Na verdade, eu escrevo apesar de. E, apesar de, a despeito de, não obstante, eu escrevo, e sinto, como sinto… e espero – e quero – que os pesares que a vida me impõe todos os dias, tornem-se sempre apesares, porque eu quero ter força e sabedoria para continuar apesar de.

E, apesar de querer, eu não tenho escolha. Essa escolha a vida não me deu, nem nunca vai dar, nem a mim, nem a ninguém. Faz parte de um mistério maior: o da existência. Nós ignoramos o começo e desconhecemos o fim. O fato é que fui o único espermatozóide a fecundar aquele óvulo apesar de ter milhões de espermatozóides com o mesmo objetivo, na mesma tentativa, no mesmo instante. E um dia, breve ou não, eu tenho a certeza de que vou morrer, apesar disso, não sei quando, nem onde, nem como isso vai acontecer, e menos ainda, se apesar de morrer em matéria, eu vou viver em espírito.

Melhor eu parar de ler Lispector, já me bastam os devaneios que tenho sem alimentar a minha imaginação, se ela continuar dando de comer à minha mente, vou engordar também a minha consciência.

Pensando bem, quero mais Lispector… 😀

Roberta Simoni

9 comentários sobre “É preciso viver apesar de.

  1. nunca li um livro dela!
    lembro de ter tentado, e ter achado muito depre, depois disso nunca mais. mas vejo tanto comentário bom que acho que, apesar de, vou tentar de novo!

    Curtir

  2. é o meu favorito dela.
    Por vezes abro só em alguns trechos, pois já sei ele de trás para frente. A aprendizagem descrita nesse livro é de uma intensidade filosófica e psicológica que me estimulam e viciam.
    A personagem é quase minha alter ego. É bom demais!

    E mais Clarice, em quem tocar.
    (ela diz em uma entrevista que a literatura dela é questão de tocar e não entender, não é mesmo?)

    Até mais.

    Curtir

  3. tens razão sobre Clarice… impossível não falar dela sem cair em clichês… ela é uma força da natureza e essa frase é tb mais um clichê…cheguei aqui através da aleatória navegação internética…através do blog da K, amiga blogueira do Incompletudes… seu espaço é fotograficamente e “conteudisticamente” legal… e temos uma paixão em comum pelo Rio de Janeiro, apesar da minha paulistanidade… outro dia vi até ciganos no Arpoador… contei a história no meu blog…enfim , chega de palavrório… gostei de seu espaço
    kiss
    Ricardo

    Curtir

  4. Me instigou os olhos e tateou meus pulmões cheios de palavras. Decifrar felicidade é arrancar do dia a liberdade do sol. gostei do texto, aos poucos você mergulha e eu adoro esse seu mergulhar. perca o medo, você sabe nadar.

    Curtir

  5. É impressionante como independe o tempo que você fica sem aparecer (escrever), pois volta cada vez mais SURPREENDENTE. Apesar de não ter tido tanto tempo para degustar “isso aqui” como gosto/preciso, percebi que:
    – você escreve melhor a cada dia;
    – você está mais inteligente a cada dia (graças a Deus, pois a maioria das pessoas ‘estaciona’ – me incluo);
    – o momento que vive, hoje, não é daqueles sorrisos mais arreganhados que conheço.

    Te amo, sempre! Saudade, sempre!

    Curtir

  6. Apesar de amar livros, nunca li Clarice Lispector…mas depois de descobrir esse texto(Maravilhoso) e esse trecho do livro…vou comprar correndo!!!! Janela de Cima devia ser receitado como remédio anti-stress…me esqueço completamente dos aborrecimentos aqui. Na linguagem popular: ‘Tu é Sinistra’..kkkkkkk

    Curtir

Deixe um comentário

